segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sociedade Atiradores Bela Aliança

 Sociedade Atiradores Bela Aliança - Rio do Sul - SC

"  Da primeira reunião realizada há mais de 100 anos, debaixo de um pé de laranjeira, até a atualidade, muitas páginas de glórias, lutas e amor comunitário foram escritas."

RIO DO SUL - Em 12 de maio de 1906, um grupo de homens formado por Willy Hering ( o único brasileiro nato ) Johan Kopelke, Wihelm Klaar, Hermannn Fucks e Alfredo Kleinhenpel, estes últimos de origem alemã, se reuniram, no então distrito de Bela Aliança, pertencente ao municipio de Blumenau e fundaram um coral. Com ele se apresentavam em festas da época, sem no entanto angariar maiores simpatizantes..

Foi então que resolveram, inspirados por Alfredo Kleinhnpel, que afirmava ser exímio caçador e que exibia orgulhosamente, em seu relógio de corrente, uma unha de leão, que afirmava ter abatido em uma de suas caçadas. Fundavam dessa forma uma sociedade de atiradores, que desde o inicio foi chamada de " Sociedade Atiradores Bela Aliança" , situada  em Rio do Sul, no bairro que leva o mesmo nome, e por isso é a mais velha dentre todas as sociedade da região do Alto Vale do Itajaí.

A primeira competição de Tiro ao Rei, que se tem notícia, aconteceu efetivamente em 1908, numa estrebaria de cavalos de propriedade do sócio Willy Hering, sendo escolhido como primeiro Rei do Tiro da sociedade o senhor Reinhold Kopelke. A Equipe de atiradores constituida na época era excelente e respeitada em todo o Estado de Santa Catarina.

De 1930 à 1935, a Sociedade de Atiradores Bela Aliança, formou uma equipe de atiradores que excursionou os municipios Catarinenses e era contada em verso e prosae entre seus integrantes, anotamos os seguintes nomes:  Richard Kopelke, Reinhold Kopelke, Teodor Kopelke, Adolf Kopelke, Adolf Fritscnecht, Willy  Hering, Julio Schlup, Carlos Schlup, Otto Klug,  Water Hering,  João Bernardes e Max Meinicke. 
Muitos resultados positivos foram alcançados e passaram a ser convidados para apresentações e competições das mais diversas, atividades estas que foram interrompidas apenas face o período da guerra.

Em 1935 que a Sociedade Atiradores Bela Aliança, ampliou suas atividades e introduziu o Bolão às suas modalidades esportivas, época em que se formaram grandes equipes.
Os troféus conquistados encontram-se guardados junto a secretaria, estes falam mais que qualquer página de história, troféus estes obtidos em competições nacionais nas modalidades de tiro e de bolão: feitos que engrandecem o clube e sempre envaidece o associado que colaborou nesta conquista.

Após a guerra, a Sociedade foi totalmente reorganizada, na época oportunizou-se o registro junto aos órgãos competentes, pois anteriormente era considerada ilegal perante as autoridades.

Em 1952, aconteceu a primeira competição pós guerra, na ocasião foi eleito o Rei do Tiro ao Alvo o Sr. Heinrich Baron e o Rei do Pássaro, o primeiro da  Sociedade o Sr. Adolfo Kopelke.
=========================                      

==================

Edição: FerrariLu
Fonte: Diretoria da Sociedade.

---------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário